Enfeites de Natal

Enfeites de Natal

enfeite de natal

 

Um novo post com tutorial, você acredita? não nem eu!

Vida de mãe é muito boa, mas a gente fica meio que em segundo plano e fica mesmo. Faz parte, tudo que é bom na vida, da trabalho….

Minhas noites de costura não tem sido muito proveitosas, diria até que não tenho visto minha máquina ou nada mais à noite. A Olivia está com 7 meses, ela está lindal! Também está muito ativa, não tenho mais descansado durante o dia… Temos feito muitas atividades.

Num desses dias de sorte, de uma sonequinha mais longa, aprendi uma coisa muito legal. Quando estiver fazendo o flying geese, dá para aproveitar o excesso de tecido que usualmente seria cortado e jogado fora. Com esse pedacinho de tecido da para fazer muitas coisas. Guardei essa novidade para sempre.

Ontem assisti um dos novos videos do Missouri Star Quilt Company (se não conhece vale a pena conhecer), a Jenny Doan em algum momento teve uma grande idéia que ela chamou de momento “light bulb”.

Eu por minha vez, animadíssima querendo fazer logo alguma coisa com o que aprendi, tentei fazer descanço de copos, não me dei conta de que o tamanho não permitiria… Fiz um e tive que desfazer. Derrepente, “bang!” foi assim mesmo que falei. Lindos enfeites de Natal, que tal?

Quando fazemos um flying goose, temos um retângulo e dois quadrados, tenho um retângulo que mede 4 1/2” e dois quadrados que medem 2 1/2”. Existem algumas formas de fazer o flying geese, da forma como aprendi, nos quadrados trace uma linha diagonal à lápis. Posicione o quadrado no canto esquerdo do retângulo direcionando a linha traçada no tecido no canto de baixo, para o centro em cima, como na foto abaixo. Costure na linha. À partir da linha costurada, cortamos o excesso a 1/4”, passamos a ferro e repetimos o mesmo processo no outro lado.

A novidade que aprendi está no momento parte em que cortamos o excesso.

De uma olhada!

Pegue o retângulo lado certo para cima, posicione o quadrado e costure.

357

 

Agora que é o máximo, um simpes detalhe. A partir da linha que costurou, marque 1/2” .

358

 

Costure na linha.

359

 

Corte entre as costuras à 1/4”.

360

 

Half square triangles!

361

 

Abra e veja! Repita o mesmo do outro lado.

364

 

As formas que podemos usar com o HST são muitas.

392

 

Diferentes. Crie o que quiser.

393

 

Meus quadradinhos ficaram lindos, se gostar da idéia e só começar.

Usei os HST do flying geese que acabei de trabalhar, se não estiver trabalhando nesse projeto, faça seu HST. Clique nos links para exemplos de como fazer HST 1,HST 2

Para o enfeite de Natal, cortei quadradinhos no tamanho dos meus bloquinhos. Também cortei tiras de sianinha de 7”. Se usar fitas ou fios decorativos no lugar da sianinha, também deve ficar lindo.

395

 

Posicione a sianinha entre os tecidos. Dependendo da forma que costurou, pode escolher entre colacar a sianinha no centro ou na diagonal.

010

011

 

Se quiser ser mais rápida, deixe tudo preparado e costure em série.

015

 

Costure à 1/4” ao redor deixando uma abertura para poder desvirar.

017

018

 

Passe a ferro.

020

 

Fechamos a abertura.

008

 

Muito fofos!

023

022

 

A Sophia quando chegou da escola e viu tudo pronto, adorou! Já montamos nossa a árvore!

Ainda da tempo de fazer!

Mande uma foto, vou gostar de ver.

5 Responses »

  1. Gostei muito da ideia. Comprei uma árvore nova de Natal e vou colocar alguns destes enfeites que você ensina. Muito obrigada!!!

  2. Olá Virginia, adorei seu trabalho, nunca fiz um flying geese, vou tentar. Se tiver dúvidas posso perguntar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

AydT

Please type the text above: