Manutenção e limpeza da máquina de costura

Manutenção e limpeza da máquina de costura

Com que frequência você cuida da sua tão querida máquina de costura? Fiz um teste, não limpo minha máquina faz uns 2 meses, queria ver como ela ficaria, normalmente eu limpo 1 vez por mês.

Por mais inocente que essa sujeira possa parecer ela interfere no funcionamento da máquina de costura causando um desgaste desnecessário e até um pequeno prejuízo para você. Lubrifique e limpe onde for preciso.

Seja gentil com sua máquina!!!

Quer saber como? É muito fácil. Cada máquina de costura é diferente sendo assim pegue o manual da sua máquina ou encontre na internet se não tiver mais, e lá vai ter tudo o que precisa saber. De qualquer forma vai ser mais ou menos assim:

011

Estava assim, bem feinha.

017

019

 

Remova a agulha e o pé calcador.

014

013

 

Remova os parafusos e a placa da agulha.

015

 

Retire a bobina. Levante o porta bobina e remova-o. Limpe o porta-bobina com o pincel de limpeza e um pano macio e seco

025

 

Limpe o gancho da lançadeira com um pano seco. Se não tiver o pincel use um cotonete ou um pincel de rímel ou máscara limpo o efeito é o mesmo.

022

 

Limpe o impelente, o gancho da lançadeira com o pincel de limpeza. Limpe por entre os espaços, uma pinça é ótima nessa hora.

021

 

Veja o que da minha máquina depois de 2 meses agora imagine se eu tivesse esperado mais, 1 ano!!! que teria sido dela….

029

Termine a limpeza com um pano limpo húmido se preferir em toda parte externa da máquina, não use nada abrasivo que não vai ser legal. Agora aproveite e coloque uma agulha nova que ela merece e nós também não é!

 

Olhem essas imagens assustadoras que encontrei, é sem dúvida um caso extremo.

Isso mostra sujeira acumulada no impelente ou feed dogs da máquina de costura. Quando fica assim a placa da agulha pode acabar sendo forçada para cima pelo impelente e pode também mover para cima e para baixo quando a máquina costura, o impelente não vai conseguir puxar o tecido. Isso pode ser facilmente limpo removendo a placa. Porém cuidado na hora da limpeza para não acabar soprando ou empurrando a sujeira mais para dentro da máquina.

clip_image002

clip_image004

clip_image005

 

Ahhhhh que horror!!!

clip_image007

 

Se a máquina não está sendo utilizada por um longo período, limpe-a e coloque dentro de sua embalagem ou cubra com capa de proteção, protegida do Sol e acesso de crianças (se as tem em casa….). Deixe sempre seus acessórios preferencialmente junto da máquina assim na hora que der aquela vontade de costurar vai estar tudo preparado.

4 Responses »

  1. Olá Virginia,
    Excelente artigo. Nunca tinha pensado que temos que limpar nossas máquinas de costura!!! Onde estava com a minha cabeça 🙂
    Obrigada!!!!

  2. Querida Vivi …que saudades!!!
    Seu blog está maravilhoso!!M
    Suas dicas fantásticas e suas orientações fazem de seu blog ser totalmente excepcional!!!
    Parabéns!!!
    Bjsss Hercilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

KnE43b

Please type the text above: